terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cultura pros próximos quatro anos

E o Tocantins resolveu se unir.
Depois da classe artística ser deixada de lado durante anos pelos gestores da coisa pública, a crew achou que tava na hora de fazer alguma coisa e convocou todo mundo pra uma conversa séria.
E daí que ontem, segunda-feira, 18, rolou uma reunião - e que surpreendentemente estava cheia - pra começar a se esboçar diretrizes sobre um possível Plano Estadual de Cultura que será levado para avaliação ao governador eleito, Siqueira Campos.
A intenção de todo mundo é que no próximo mês, quando todas as categorias em separado formatarem suas reivindicações que serão colocadas juntas em um único documento, artistas e produtores se reúnam em um grande evento, marcado inicialmente para acontecer no dia 27/11, para apresentar essas diretrizes para o Siqueira.
Se elas serão atendidas, isso ninguém sabe ainda. Mas é essencial em um Estado que reúne gente de todos os lugares do Brasil, com uma identidade cultural que está apenas tomando forma e se tornando real, a discussão sobre o que fazer para garantir que o nascimento e desenvolvimento de tudo que tá acontecendo nesse momento agora enquanto estou aqui escrevendo isso, seja iniciada.
Antes de tudo, acho importante que TODOS OS ENVOLVIDOS, desde os próprios artistas até os ativistas culturais entendam a realidade do Tocantins e a realidade do mundo.
Isso quer dizer estar sintonizado com as novas tendências mundiais, inclusive relacionadas a arte. Sem assim, deixar de lado a cultura regional, que precisa divulgada e preservada, mas nunca esquecendo tudo de novo que acontece de novo dentro do contexto do urbano.
Os tramites da composição dessas diretrizes devem ser feitos via internet num processo democrático em que todos podem participar.
Vamos torcer para quatro bons anos para a cultura tocantinense!
Começando de agora!

Um comentário:

  1. Olá
    Como anda esta mobilizacao agora?
    Tem alguma notícia ou um canal onde o pessoal está discutindo esta questao?
    Obrigado

    ResponderExcluir